A vista de quase 360 graus de uma reserva ecológica em Nova Lima, MG, convenceu um jovem empresário, que é triatleta, a comprar o terreno de esquina em declive no alto de uma montanha em condomínio fechado. Ali, ele pediu para o arquiteto David Guerra projetar a casa de 370 m², distribuída em três pavimentos, que se acomoda em dois patamares da topografia natural. Para seu cliente usufruir melhor da paisagem verde em seus dias de descanso, David criou os ambientes sociais no andar intermediário, que fica no nível da rua, abertos para o exterior e protegidos por painéis de vidro, com a área de lazer voltada para o vale. “Como sempre teve forte ligação com a natureza, ele quis espaços ao ar livre para praticar esportes e relaxar com familiares e amigos”, diz David. A menina dos olhos do triatleta é a raia com borda infinita que ocupa quase toda a largura da fachada dos fundos.
Prestes a se casar, o empresário pediu ambientes generosos e integrados no living. Para a cozinha ficar aberta, o arquiteto usou acabamentos que dialogam com a área social. O mármore Carrara reveste o piso da área onde ficam as bancadas de granito preto e a mesa de jantar e a sala de estar, instalada dois degraus abaixo. A exceção é o corredor que abriga a adega climatizada. Projetada por David, a peça de marcenaria com vidro duplo cobre uma parede inteira para acomodar 550 garrafas de vinho, outra paixão do empresário. No espaço de degustação, o piso é de peroba-do-campo de demolição, mesma madeira dos assoalhos dos três quartos. Com o material, obtido de fazendas mineiras antigas, o arquiteto fez ainda a porta pivotante da entrada. O destaque, no entanto, é o painel de madeira que camufla as portas do lavabo e da despensa. “Criei um mosaico geométrico com as diferentes nuances das réguas de 5 cm de largura da peroba”, diz o arquiteto, que montou o forro com réguas de cumaru junto ao telhado, ampliando a altura do pé-direito na sala de estar. “Nas cunhas das vigas, de antiga estação ferroviária, coloquei luminárias”, acrescenta.
Atrás da adega, David instalou a suíte de hóspedes para ser usada também como área de descanso nas festas. Subindo a escada ao lado, chega-se ao terceiro pavimento, com menos da metade da área do piso inferior. Lá as duas suítes principais têm mais privacidade. Outra escada externa liga o deque ao subsolo, onde ficam a academia, os depósitos e o galinheiro. Para dar unidade à casa, o arquiteto repetiu os acabamentos. As paredes internas receberam textura cimentícia porque o empresário pediu revestimentos naturais. “Ele quis uma casa de montanha com o ar moderno de um clube”, diz David. Dentro, os tons sóbrios predominam,destacando as cores da paisagem que entram pelas fachadas envidraçadas.
More from Artigos
Tendências pisos
Existem diversas opções no mercado para o revestimento ideal da sua casa ou apartamento. E essa não é uma escolha fácil. Hoje trouxemos …
4 mitos sobre o piso de madeira
Muitas dúvidas são levantadas quando o assunto é sobre piso de madeira. Devo ou não utilizar? Posso instalar o piso em qualquer área? …
Escolha da cola certa reduz problemas na instalação de pisos de madeira
Pisos de madeira podem adicionar valor à sua casa e dar-lhe uma boa aparência. A grande vantagem dos pisos de …