Como aumentar a sala de um apartamento sem abrir mão de nenhum dos quartos? Integrar a varanda é a solução mais prática e com sucesso garantido. Foi o que fez a arquiteta Vivi Cirello neste projeto de 125 m², em São Paulo. Habitado por um jovem casal e um bebê, o imóvel passou a ter mais espaço para receber no momento em que a varanda ganhou deque de madeira e fechamento com vidro, garantindo a decoração de sala mais aconchegante possível. “O deque dá uma sensação de unidade, parece que a sala cresceu”, diz a arquiteta Vivi Cirello. Cariocas, os moradores solicitaram à profissional cores na marcenaria e em alguns revestimentos. Confira as fotos e inspire-se.
Aumentar a sala aproveitando a varanda foi o desafio da arquiteta Vivi Cirello no projeto. Na foto, o living tem a sala de TV à esquerda e o estar à direita. Tapete estampado, da By Kamy. Ao lado do sofá com capa, mesa da Spot. Cortinas, da Sol & Art . O aparador, da A Movelaria, é usado como apoio em dias de festa e também para guardar louças. Por não ter cabido na área de jantar, ele ficou no living.
Vista do living com a varanda integrada. Os banquinhos, da Interni, dividem o espaço da área de jantar. Mesa de centro, da Carbono. Tapete, da By Kamy. Poltronas, da Brentwood com almofadas da Le Lis Blanc Casa. Mesa lateral, da Dpot. Os quadros são criações da artista Patricia Golombek.
Na área de jantar, ao fundo, a arquiteta optou pela mesa Saarinen, que tem pé central, e privilegia a circulação dos ambientes. Cadeiras, da Dpot.
A mesa de jantar acomoda até cinco pessoas. Pendente, da Brentwood. Quadro, da artista Patricia Golombek.
Com deque nivelado na mesma altura do piso do living, a varanda tornou-se um lugar para receber. Fechado com vidro e protegido por painéis solares, o espaço tem sofás e mesa de centro, da Franccino Giardini e tapete, da By Kamy. Vasos, da L’Oeil e Anni Verdi.
A decoração segue o estilo do living e da sala de estar, com madeira e toques de cor.
Um pequeno aparador acomoda o frigobar e a adega climatizada. Em dias de casa cheia, o móvel serve de apoio para comes e bebes.
O quarto infantil ganhou papel de parede da Celina Dias Bebê e criado-mudo de acrílico, da Diagonale. Abajur, da Cristiana Bertolucci.
A pedido dos moradores foram incluídos nichos amarelos na marcenaria, da A Movelaria, que funcionam como estante para brinquedos e enfeites.
Enxuta, a área do trocador tem como suporte a prateleira com bolsos, que auxiliam na hora da organização de fraldas e roupas sujas. Papel de parede, da Celina Dias Bebê.
Cores estão presentes em vários detalhes do apartamento. No banheiro da suíte, o box recebeu pastilhas esverdeadas na área molhada. Destaque para o aproveitamento de espaço na bancada, que tem duas profundidades e nichos abertos.
No quarto, o armário com portas delizantes espelhadas ajuda a ampliar a sensação de espaço. Enxoval, da Casa Mineira. Luminária, Cristiana Bertolucci.
More from Artigos
Tendências pisos
Existem diversas opções no mercado para o revestimento ideal da sua casa ou apartamento. E essa não é uma escolha fácil. Hoje trouxemos …
4 mitos sobre o piso de madeira
Muitas dúvidas são levantadas quando o assunto é sobre piso de madeira. Devo ou não utilizar? Posso instalar o piso em qualquer área? …
Escolha da cola certa reduz problemas na instalação de pisos de madeira
Pisos de madeira podem adicionar valor à sua casa e dar-lhe uma boa aparência. A grande vantagem dos pisos de …