Aconchegante, sofisticada, prática, durável, versátil. Não é à toa que usar madeira na decoração é um dos recursos mais tradicionais, que seguem presentes e atualizadas com versões mais ecológicas, fáceis de aplicar, com estilos modernos e até em salas minimalistas. Dos painéis fluidos de madeira clara, tendência no décor, à paginações diferentes para pisos, inspire-se, a seguir, em uma seleção criativa de salas de estar que apostaram no material.
Geometria pura
Marcenaria sob medida e com muita personalidade! O arquiteto Guto Requena foi além ao elaborar o painel de TV desta sala de estar, criando formas geométricas na superfície de madeira em um tom intermediário, que permite adicionar várias cores na decoração ambiente, claras ou escuras, sem pesar.
De cima a baixo
Nesta residência modernista, datada dos anos 1950, a madeira serviu como uma capa, que envolveu todo o interior projeto de um jeito leve e sofisticado. No living, o material começa no forro seguindo um tom mais quente, enquanto as paredes e a base do sofá levam uma versão bem clara e, por fim, o piso traz a nuance mais forte, puxada para o cinza.
Detalhe iluminado
Ripas de madeira, por si só, já criam efeitos incríveis quando utilizadas para revestir uma parede. Neste exemplo de sucesso em decoração de salas, a arquiteta Tucah Campos foi além e adicionou o material sobre três aberturas de vidro, resultando em um jogo de luz e sombra charmoso!
Inspiração natural
Ambientes aconchegantes, rodeados por uma paisagem deslumbrante, marcam esta residência nos Estados Unidos. A sala não poderia ser diferente: mistura revestimento de pedras com madeira no piso, no teto e também na caixilharia que emoldura o mar e o jardim e permite a entrada de luz natural constante.
Brilho poderoso
Um recurso simples e prático trouxe outra cara à sala de estar projetada pelas curitibanas Bianca Decker e Maria Fernanda Bagatin: verniz alto brilho. Aplicado nas tábuas de madeira, o material deixou o piso em evidência, novinho em folha!
Madeira pontual
Integrado, este apartamento térreo de 170 m², projeto do escritório de arquitetura e reforma Ah! Sim, aposta em paredes brancas e ambientes bem iluminados por luz natural. A madeira vem nos detalhes do mobiliário, resultando em uma decoração suave e durável.
Volumetria marcante
O projeto do escritório Meireles + Pavan aproveita o pé-direito alto para criar um cubo de nogueira americana que cria um forro para a entrada do apartamento e ainda acomoda, no nível superior, home theater, lavabo e depósito.
Passagens camufladas
Para conquistar um visual uniforme e clean, o escritório Arquitetura Paralela apostou em um painel de carvalho americano. A solução criou uma divisória esperta, que dá acesso a área íntima e também acomoda secretamente armários e portas.
Desenhando o teto
Tons terrosos passeiam por esse apartamento, na Cidade do México, criação do escritório Kababie Arquitectos. Uma imensa estrutura de madeira de demolição se destaca, revestindo parede e teto e embutindo a iluminação indireta. A estrutura também serve de estante para adornos e livros.
Conforto completo
Ao integrar os ambientes na reforma, as arquitetas Claudia Macedo e Andréa Martin sentiram a necessidade de setorizar a área de estar a fim de deixá-la mais aconchegante. Para conseguir tal efeito, elas aplicaram madeira no teto, que também acomoda uma iluminação indireta, seguindo com o material na estante vazada.
Tom sóbrio
Dois tipos de madeira diferentes, mas de nuances semelhantes, marcam com nobreza o visual desta sala de estar. No teto, ripas de ipê e, nas lateriais e em alguns móveis, soma-se o tipo pau-ferro. O piso de limestone finaliza com um toque de cinza. Sofisticado!
Aberto ou fechado?
Para quem é adepto dos ambientes integrados, mas busca privacidade em determinados momentos, portas de correr são ótimas opções. O projeto do escritório Conrado Ceravolo Arquitetos substituiu as paredes convencionais pela estrutura em madeira clara, material que se repetem também nos móveis e acessórios.
Cubo mágico
Um grandioso painel de pau-ferro aletado integra e divide o living e a cozinha no térreo desta residência paulistana, criação sofisticada da arquiteta Carolina Maluhy. E para quem gosta de escadas criativas, o material ganha a presença monumental de uma escada de ferro oxidado, outro ponto alto do projeto.
Inspiração girlie
Rústico, mas com cara de casinha de boneca. Esta casa do século 19, na Holanda, usa uma madeira de demolição, ora em seu estado natural, ora pintada de tons bem delicados, como azul e rosa, levemente desgastados pelo tempo. Para combinar, móveis vintage e peças com estampas florais.
Zigue-zague rústico
A parede preta desta sala de estar evidencia a paginação do piso tipo espinha de peixe, cuja madeira foi deixada crua, sem qualquer resina de acabamento. Simples e com estilo!
More from Artigos
Tendências pisos
Existem diversas opções no mercado para o revestimento ideal da sua casa ou apartamento. E essa não é uma escolha fácil. Hoje trouxemos …
4 mitos sobre o piso de madeira
Muitas dúvidas são levantadas quando o assunto é sobre piso de madeira. Devo ou não utilizar? Posso instalar o piso em qualquer área? …
Escolha da cola certa reduz problemas na instalação de pisos de madeira
Pisos de madeira podem adicionar valor à sua casa e dar-lhe uma boa aparência. A grande vantagem dos pisos de …